sexta-feira, 29 de novembro de 2013

História da Informática dentro da educação
              Do mesmo modo como a educação no Brasil, a informática na educação também recebeu influência da educação de outras culturas. Na década de 80, liderado por Papert, chegou ao país (Brasil) o movimento que denominou-se de Filosofia e Linguagem LOGO. Por meio desse movimento Papert divulgou idéias que defendiam que o computador é um instrumento que catalisa conceitos complexos, permitindo assim que o aluno trabalhe estes conceitos de maneira simples e lúdica. A partir desse entendimento desenvolveu-se uma linguagem de programação para crianças.
            Dentre os inúmeros movimentos que surgiram na informática educativa, um deles se destacava por defender o ensino do computador como instrumento, ou seja, focava-se no ensino e aprendizado da computação. Sob essa perspectiva, uma vez o contexto social necessitava de profissionais com conhecimentos de informática, era preciso que as instituições de ensino formal se preocupassem em ensinar esse instrumento (focando-se no equipamento e no uso dos softwares de mercado – processadores de texto, planilhas eletrônicas, navegadores, etc.).
          Além de o computador ser utilizado para ensinar sobre computação, é também utilizado para ensinar praticamente qualquer assunto. No ensino de informática o computador é usado como objeto de estudo, em que o aluno o utiliza para adquirir conceitos teórico-práticos sobre informática, como princípios de funcionamento do computador, softwares disponíveis, noções de programação e implicações sociais do computador na sociedade.
         A inserção do computador e da informática na educação gerou e ainda tem gerado uma espécie de revolução nas teorias sobre a relação ensino-aprendizagem existentes anteriormente, sobretudo por dois motivos principais:
1. Computadores podem ser utilizados para ensinar, funcionando como tutores eletrônicos. A diversidade de softwares educacionais produzidos e as várias modalidades de utilização do computador levam a concluir que trata-se de uma tecnologia extremamente útil no processo de ensino-aprendizagem.
2. A análise de softwares educacionais demonstra que eles podem ser utilizados como versões computadorizadas das metodologias de ensino presencial. Por meio da história do desenvolvimento de softwares educacionais percebe-se que os primeiros programas implementados eram versões computadorizadas daquilo que acontecia na sala de aula presencial, porém isso é um processo natural que ocorre com a inserção de qualquer nova tecnologia na sociedade.
        Para efetivar o processo de incorporação do computador como mídia na educação são necessários basicamente quatro elementos fundamentais: o próprio computador, os softwares educativos, o professor preparado para utilizar-se do computador como mídia educativa e o aluno motivado para uma nova forma de aprender.

          Abaixo segue um vídeo do qual achamos interessante e cabível ao assunto aqui abordado de uma forma simples e eficaz.
             Esperamos ter contribuído e ajudado em algo.
             Até mais!








                     Tecnologias e internet aplicada à educação

A utilização de recursos e meios tecnológicos, em especial a internet, tem trazido dinamismo para a prática docente moderna, assim um dos maiores desafios da escola hoje é acompanhar o discente moderno e sua relação com as tecnologias.
            Uma das barreiras a ser vencida referente ao uso das tecnológicas para promoção da educação é a disponibilidade do professor estar constantemente planejando didaticamente e se aperfeiçoando no sentido operacional dos recursos tecnológicos, pois não adianta ter apenas conhecimento dos assuntos a serem ministrados mais também como serão organizados e que processos operacionais serão usados, para assim atingir um objetivo. Muitas vezes a falta de tempo devido acúmulo de atividades por parte dos professores, impedem que os mesmos planejem uma aula que venha utilizar tais recursos, principalmente quando estes estão ligados à internet, com isso as diversificações didáticas bem como interesse dos alunos ficam comprometidos, caindo na mesmice do “Quadro e Giz”. 
A sala de aula está cada vez mais sem atrativos e os alunos cada vez mais desinteressados de seu modelo clássico baseado na transmissão de “conhecimento” para a memorização e reprodução. A oferta atual de informação e conhecimento é cada vez maior e melhor fora da sala de aula, graças aos novos recursos tecnológicos, em especial a Internet e as multimídias interativas.
Diante desse cenário o educador deve buscar atualização superando imitações oriundas de uma formação deficiente para que desvendem seus olhos no sentido de contribuir para a construção de uma sociedade alfabetizada em todos os sentidos e que possa interagir com o mundo.
Quando nos referimos a educação a distância, a internet é hoje uma ferramenta imprescindível, pois é o recurso que mais propicia o diálogo assíncrono, ou seja, o diálogo que pode ocorrer entre professor e aluno sem que os mesmos estejam no mesmo tempo e espaço. Um dos fatores que mais caracterizam a educação a distância é a abertura da escola formal para aqueles que por um motivo ou por outro não podem assumir o compromisso de estarem frequentando regularmente uma sede escolar.
Chegará um momento em que não terá mais como as autoridades e educadores no geral fugir da realidade tecnológica, daí veremos quanto tempo foi perdido com a resistência da aplicabilidade de tais recursos em busca de fazer acontecer educação com qualidade.



domingo, 17 de novembro de 2013

Conhecendo o blog: Como usar o blog na educação?

Já sabemos o que é um blog, qual a sua utilização em meios sociais, etc. Agora, como pedagogos, de quais formas poderíamos utilizar deste meio tecnológico em sala de aula?
Aí vão algumas sugestões e dicas...

- Você pode criar um diário eletrônico reflexivo para …

Refletir sobre suas próprias experiências docentes.
Ter um registro sobre experiências de capacitação docente.
Escrever a descrição de uma unidade específica de ensino.
Descrever o que funcionou para você na sala de aula, assim como o que não funcionou.
Fornecer alguma dica de ensino para outros docentes.
Escrever o que você aprendeu com outro professor.
Explicar os insights que você tem a partir do que acontece na sala de aula.
Compartilhar idéias de atividades de ensino ou jogos de linguagem para uso em sala de aula.
Fornecer dicas de “como fazer” no uso específico de tecnologias em sala de aula, descrevendo como você usou determinadas tecnologias em sua classe.
Explorar assuntos importantes sobre ensino e aprendizagem.
Você pode iniciar um blog da classe para …
Postar mensagens sobre informações úteis tais como calendário, agenda de eventos, tarefas de casa e etc.
Postar tarefas baseadas na leitura de referências recomendadas, e solicitar aos alunos que respondam em seus próprios blogs, criando um tipo de portfólio de seus trabalhos.
Comunicar-se com pais se você está ensinando numa escola elementar.
Postar desafios para a escrita.
Fornecer exemplos de trabalho em sala de aula, de atividades de vocabulário, ou de jogos gramaticais.
Fornecer exercícios de leitura on line para que seus alunos leiam e “reajam”.
Reunir e organizar recursos da Internet para cursos específicos, fornecendo links para sites apropriados assim como informações sobre sua relevância.
Postar fotos e comentários sobre atividades em classe.
Convidar os alunos a comentarem ou postarem mensagens sobre determinados assuntos com o objetivo de lhes dar “voz” por meio da escrita.
Publicar bons exemplos de redações dos alunos.
Expor produtos de arte, poesia e histórias criativas dos alunos.
Criar um site de ensino dinâmico, postando não somente assuntos relacionados com atividades da classe, mas também atividades, tópicos de discussão, links com informação adicional, informação sobre tópicos que os alunos estão estudando, leituras para inspirar a aprendizagem.
Criar círculos de literatura.
Criar clubes do livro online.
Fazer uso do comentário para que os alunos publiquem mensagens sobre tópicos utilizados no desenvolvimento de habilidades lingüísticas.
Solicitar aos alunos para eles criarem seus próprios blogs individuais do curso, onde postarão suas próprias idéias, reações e trabalhos escritos.
Postar tarefas para levar em frente aprendizagens baseadas em projetos.
Editar jornais de classe, usando artigos escritos por alunos, assim como fotos que eles possam ter produzido.
Linkar sua classe com outra classe em qualquer lugar do mundo.

- Você pode encorajar seus alunos (seja em seu blog, seja por encorajamento via comentários nos blogs individuais deles) a publicarem…

Suas reações a questões intelectualmente instigantes.
Suas reações a fotos que você tenha postado.
Diários pessoais.
Resultados de investigações que eles tenham realizado sobre um tópico do programa.
Suas idéias e opiniões sobre tópicos discutidos em classe.

- Você pode incentivar seus alunos a criarem blogs para…

Aprender sobre blogs.
Completar tarefas de redação.
Criar um portfólio sobre sua produção escrita.
Expressar suas opiniões a respeito de tópicos que estão estudando.
Escrever comentários, opiniões, ou questões sobre o noticiário dos jornais ou assuntos de interesse pessoal.
Discutir atividades e dizer o que pensam sobre elas (Você, professor, pode aprender muito com isso!).
Escrever sobre tópicos do programa de estudos, utilizando o novo vocabulário aprendido assim como novas expressões idiomáticas.
Mostrar suas melhores redações.
Você também pode solicitar à classe para criar um blog comunitário para…
Completar trabalho de projeto em pequenos grupos, designando para cada grupo uma tarefa diferente.
Expor produtos de aprendizagens baseadas em projeto.
Completar uma WebQuest.


FONTE: Original: “Ways to use weblogs in education”, encontrado originariamente em http://anvil.gsu.edu/EduBlogInsights/2004/10/04. , site hoje desativado. Tradução e adaptação: Jarbas Novelino Barato, São Paulo, 2005)
Conhecendo o blog: O que é um blog?

Com a expansão da internet pelo mundo e a facilidade de comunicação que ela proporciona, cresceu o interessa das pessoas em possuir seu próprio espaço na web. Contudo, para montar uma home page e publicá-la era necessário ter certo domínio técnico, que poucas pessoas tinham.
Desse interesse e dessa dificuldade conflitantes surgiram os bloggers, que são serviços que oferecem ferramentas para possibilitaar que internautas comuns publiquem seus próprios textos na internet. Segundo a wikipedia, blogger é "uma palavra criada pela Pyra Labs e é um serviço que oferece ferramentas para indivíduos publicarem textos na Internet" sem a necessidade de ter domínio técnino, de programação ou software. Esses espaços individuais disponibilizados pelos bloggers receberam o nome de blogs.
O blog, ou weblog, é uma das ferramentas de comunicação mais populares da internet. A pessoa que administra o blog é chamada de blogueira(o). Uma das características dos blogs é que, em geral, eles têm um aspecto muito parecido, isto é, o usuário é limitado no que diz respeito a alterações visuais. Outra característica dos blogs é a freqüência de atualização. Alguns são atualizados diariamente, outros semanalmente, mensalmente e, em alguns casos, até várias vezes por dia. Cada atualização ou publicação no blog é chamadas de post (postagem).
Quando surgiram os blogs tinham caráter puramente recreativo, eram usados como "diários virtuais", on-line, onde as pessoas, especialmente adolescentes e jovens, expunham suas idéias, narravam o que acontecia em suas vidas. Com o tempo os blogs foram se tornando espaço de disseminação de idéias e informações mais consistentes, pessoas conhecidas e empresas passaram a utilizá-los também.
Os blogs tornaram-se o "endereço virtual" de muitas pessoas e empresas e perdeu o status inicial de "diário", tornando-se, além de tudo, fonte de obtenção de informações, ferramenta de trabalho e auxílio de diversos profissionais, especialmente jornalistas, repórteres e professores. Além de publicar conteúdo pessoal, profissional, informativo e educativo, os blogs viraram também ferramenta de divulgação artística, possibiltando a publicação de material desenvolvido por artistas independentes como poetas, desenhistas, escritores e fotógrafos, antes impossibilitados de mostrar seu trabalho.
A popularização dessa ferramenta foi tamanha que até as empresas passaram a utilizá-la como ferramenta de comunicação. A maioria das empresas, mesmo aquelas que não atuam diretamente na internet já mantém blogs para se comunicar com funcionários e clientes.
Alguns dos serviços de blogs mais conhecidos da atualidade é o Blogger do Google (http://www.blogger.com/home) e o Windows Live Spaces da Microsoft (http://spaces.live.com), que é vinculado ao messenger mais utilizado no mundo, o MSN. Existe também o WordPress, um script blog desenvolvido em PHP (linguagem de programação), mas para utilizá-lo é preciso ter uma conta de hospedagem de sites na internet, entre outros detalhes.

FONTE:
Wikipedia: www.wikipedia.org.br
Blogger: http://www.blogger.com/home
Windows Live Spaces: spaces.live.com
Revista Info: info.abril.com.br

Tecnologia X Educação: conhecendo um pouco mais sobre o Projeto UCA (Um computador por aluno)

O Programa Um Computador por Aluno - PROUCA, tem como objetivo ser um projeto Educacional utilizando tecnologia, inclusão digital e adensamento da cadeia produtiva comercial no Brasil.
- Quando começou?
O projeto OLPC foi apresentado ao governo brasileiro no Fórum Econômico Mundial em Davos - Suíça, em janeiro de 2005. Em junho daquele ano, Nicholas Negroponte, Seymour Papert e Mary Lou Jepsen vieram ao Brasil especialmente para conversar com o presidente e expor a idéia com detalhes. O presidente não só a aceitou, como instituiu um grupo interministerial para avaliá-la e apresentar um relatório.Após reuniões com especialistas brasileiros para debates sobre a utilização pedagógica intensiva das TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) nas escolas, foi formalizada uma parceria com a FacTI (Fundação de Apoio à Capacitação em Tecnologia da Informação) – FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos) para a validação da solução da Organização OLPC, proposta originalmente pelo MIT.Em Fevereiro de 2006 a FacIT chamou mais três instituições para integrar o grupo técnico e fazer um estudo sobre a solução OLPC:CenPRA – Centro de Pesquisa Renato Archer;CERTI – Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras eLSI – Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico.Durante o ano de 2007 foram selecionadas 5 escolas, em cinco estados, como experimentos iniciais, em São Paulo-SP, Porto Alegre-RS, Palmas-TO, Piraí-RJ e Brasília-DF.

- Como funcionará?
Em Janeiro de 2010 o consórcio CCE/DIGIBRAS/METASYS foi dado como vencedor do pregão nº 107/2008 para o fornecimento de 150.000 laptops educacionais a aproximadamente 300 escolas públicas já selecionadas nos estados e municípios.Cada escola receberá os laptops para alunos e professores, infraestrutura para acesso à internet, capacitação de gestores e professores no uso da tecnologia.Seis municípios serão atendidos como UCA Total, onde todas as escolas serão atendidas pelo projeto.

Fonte: http://www.uca.gov.br/institucional/projeto_ComoComecou.jsp#