sexta-feira, 29 de novembro de 2013

                     Tecnologias e internet aplicada à educação

A utilização de recursos e meios tecnológicos, em especial a internet, tem trazido dinamismo para a prática docente moderna, assim um dos maiores desafios da escola hoje é acompanhar o discente moderno e sua relação com as tecnologias.
            Uma das barreiras a ser vencida referente ao uso das tecnológicas para promoção da educação é a disponibilidade do professor estar constantemente planejando didaticamente e se aperfeiçoando no sentido operacional dos recursos tecnológicos, pois não adianta ter apenas conhecimento dos assuntos a serem ministrados mais também como serão organizados e que processos operacionais serão usados, para assim atingir um objetivo. Muitas vezes a falta de tempo devido acúmulo de atividades por parte dos professores, impedem que os mesmos planejem uma aula que venha utilizar tais recursos, principalmente quando estes estão ligados à internet, com isso as diversificações didáticas bem como interesse dos alunos ficam comprometidos, caindo na mesmice do “Quadro e Giz”. 
A sala de aula está cada vez mais sem atrativos e os alunos cada vez mais desinteressados de seu modelo clássico baseado na transmissão de “conhecimento” para a memorização e reprodução. A oferta atual de informação e conhecimento é cada vez maior e melhor fora da sala de aula, graças aos novos recursos tecnológicos, em especial a Internet e as multimídias interativas.
Diante desse cenário o educador deve buscar atualização superando imitações oriundas de uma formação deficiente para que desvendem seus olhos no sentido de contribuir para a construção de uma sociedade alfabetizada em todos os sentidos e que possa interagir com o mundo.
Quando nos referimos a educação a distância, a internet é hoje uma ferramenta imprescindível, pois é o recurso que mais propicia o diálogo assíncrono, ou seja, o diálogo que pode ocorrer entre professor e aluno sem que os mesmos estejam no mesmo tempo e espaço. Um dos fatores que mais caracterizam a educação a distância é a abertura da escola formal para aqueles que por um motivo ou por outro não podem assumir o compromisso de estarem frequentando regularmente uma sede escolar.
Chegará um momento em que não terá mais como as autoridades e educadores no geral fugir da realidade tecnológica, daí veremos quanto tempo foi perdido com a resistência da aplicabilidade de tais recursos em busca de fazer acontecer educação com qualidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário